O momento foi para formalizar a parceria entre a instituição e o municipio que vai receber o investimento de 1,3 milhão de reais do Projeto Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), que garantem a formação de famílias em Gestação de Água para Produção (GAPA), Sistema Simplificado de Manejo (SISMA) e construção de 100 cisternas de produção, com capacidade de 52 mil litros d'água, que garantem a vida de pequenas unidades/quintais produtivos durante o periodo de estiagem.
De acordo com o prefeito Ednaldo Lavor, o municipio estreitou a parceria e garante apoio para que o investimento chegue até as 100 famílias de Iguatu. Lavor comemorou nas redes sociais a conquita de Iguatu e parabenizou o Elo Amigo por está sempre pensando no desenvolvimento da região centro sul. "Sou fã do Elo Amigo e conheço o trabalho deles de muito tempo, estaremos sempre a disposição e vamos apoiar e pensar em mais parcerias", afirmou.
Como vai funcionar o P1+2 no Iguatu
O investimento no municipio do P1+2 garante a participação de 100 famílias e o Elo Amigo fará todo o processo pedagogico de construção e identificação das famílias que atendam a um perfil, que consite em já possuir uma cisternas de 1ª Água (16 mil litros d'água para beber), espaço no terreno necessário para a construção e que ela esteja dentro de um perfil social financeiro entre outras.
A participação da prefeitura consiste em realizar as escavações onde serão construidas as cisternas, abastecer com a 1ª água para garantir que a mesma não se danifique vázia e realize um acompanhamento tecnico nas produções das familias via Secretaria de Agicultura e Pecuria (SEAP).
Os recursos que garantem o P1+2 são da parceria entre Asa Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).
Para o presidente do IEA, Marcos Silva, a parceria com o prefeito Ednaldo só fortalece o alicerce social do municipio de Iguatu e garante a importância das tecnologias que ajudam a mudar para melhor a vida do pequeno agricultor familiar. "Esse foi somente o primeiro de muitos projetos que vamos fortalecer atráves de parcerias, o Elo Amigo está e sempre esteve aberto a todos que queiram mudar vidas", disse Silva.
Fotos: Douglas/Prefeitura de Iguatu - Texto da assessoria de comunicação do Elo Amigo