Nada como obter engajamento no Instagram para alcançar o maior número de pessoas, seja para um digital influencer, seja para uma empresa. Hoje, essa rede social é uma das mais influentes no mundo. Todos os dias, mais de 1, 22 bilhão de usuários utilizam essa plataforma.
O Instagram se tornou muito mais do que uma rede para o compartilhamento de fotos pessoais. Diversas companhias o utilizam para realizar negócios e promover o melhor relacionamento com os clientes. Muitas pessoas também alcançaram a fama apenas por meio do Instagram.
Com isso, elas já vivem exclusivamente dos lucros provenientes de seus conteúdos. Atualmente, o Instagram oferece diversas opções para elevar o engajamento.
Ferramentas como reels, stories e o próprio catálogo, exclusivo para quem deseja vender produtos de uma loja digital, ampliam as possibilidades de conexão com o público.
O engajamento ganhou relevância justamente porque é o elemento mais importante dessa relação. Caso o interesse das pessoas pelo conteúdo postado seja baixo, isso mostra que uma empresa ou digital influencer necessita alterar a sua estratégia.
É preciso produzir um conteúdo que seja relevante para as pessoas. Um perfil do Instagram que não oferece nada ao seu público é simplesmente uma perda de tempo. Tanto para quem segue, e sobretudo para quem gerencia a conta.
Existem diversas maneiras para se avaliar esse engajamento. Na verdade, é bem simples. É preciso quantificar a quantidade de curtidas, o número de comentários e a quantidade de compartilhamentos.
Além disso, há outras métricas, como o retorno das pessoas via DM, interações por meio de stories e a permanência das pessoas no perfil.
Ferramentas para engajamento no Instagram
O mercado digital já disponibiliza inúmeras ferramentas que permitem o maior engajamento no Instagram. Abaixo, é possível conferir algumas em destaque:
CRM
O CRM é uma das ferramentas mais utilizadas por equipes de marketing e vendas em todo o mundo. Por meio dele, pequenas e grandes empresas podem se relacionar melhor com os seus clientes. Além disso, esse software permite a integração com as redes sociais, sobretudo o Instagram.
Dessa forma, um perfil na rede garante inúmeras vantagens. Uma delas é a maior velocidade nas respostas ao público. Afinal, independentemente do aplicativo utilizado pelo usuário, todas essas mensagens são enviadas para uma caixa de entrada única.
Com isso, mesmo que um cliente tenha enviado uma mensagem pelo Facebook Messenger, e outro tenha escolhido o Instagram, eles podem ser respondidos diretamente do CRM. Sem a necessidade de pular de um aplicativo para outro.
CANVA
Como o slogan informa, o Canva é uma ferramenta de design para quem não é especializado em design. Por meio dele, é possível criar artes bem elaboradas e storys sob medida para o Instagram.
A plataforma permite ainda que qualquer pessoa crie um carrossel de imagens. Esse tipo de conteúdo tem ótimo engajamento no Instagram.
Estratégias para ter engajamento no Instagram
Há diversas maneiras para promover o engajamento no Instagram. Uma delas é a consistência. Hoje, é ideal que uma conta produza conteúdo todos os dias.
- Pode ser um reels,
- Um stories,
- Uma foto no feed.
O importante é ter regularidade e oferecer informação de qualidade aos seguidores.
Quanto mais um perfil produz conteúdo, mais os algoritmos do Instagram entendem que aquela conta está ativa. Com o maior engajamento, esse conteúdo é apresentado para um número ainda maior de pessoas.
Conversar na área de comentários com os seguidores também é uma excelente maneira para elevar o engajamento. Quando as pessoas percebem que o perfil é responsivo, aumentam as chances de interação.
Outra estratégia de sucesso, utilizada há muitos anos, é a criação de hashtags. Entretanto, é preciso tomar cuidado. Em cada postagem, não é necessário escrever dezenas de hashtags.
O melhor a fazer é aplicar somente aquelas que fazem sentido para o conteúdo. Se uma página fez um post sobre laptops, por exemplo, é indicado colocar hashtags como #computadorespessoais.
Formas de adquirir engajamento no Instagram
Diversos perfis no Instagram utilizam o social selling para se relacionar com os clientes, sobretudo aquelas que vendem algum produto por meio do e-commerce. O social selling, diferente da metodologia tradicional de vendas, tem foco no relacionamento a longo prazo.
Em vez de ser agressivo nas ofertas, essa estratégia prioriza o conteúdo e a troca de informações com o público. Diversas pesquisas apontam que essa estratégia aproxima a empresa das pessoas. Com isso, há maior tendência de que elas escolham essa companhia na hora de comprar um produto ou contratar um serviço.
Portanto, como apresentado neste artigo, há diversas possibilidades para quem deseja promover o engajamento no Instagram. Basta escolher o método mais adequado e aplicá-lo no dia a dia.