Não só com o TikTok, mas as pessoas gastam em média 150 minutos do seu dia nas redes sociais, o Brasil figura no segundo lugar do ranking de países que mais consomem esse tipo de produto. Não à toa, as empresas estão mais e mais inseridas nesse tipo de tática para atrair, reter e se relacionar com o seu público-alvo.
E, no dinamismo da era digital, é fundamental ter um olhar atento às grandes tendências do setor. Como é o caso do fenômeno chamado TikTok, uma rede social que se tornou febre no mundo inteiro, e com potencial para se tornar uma ferramenta de inovação nas campanhas de marketing.
O que é o TikTok?
O TikTok cresceu significativamente após a fusão com o antigo Musical.ly, em agosto de 2018. Seu aplicativo já é mais baixado do que o Facebook e o Instagram e o Facebook, nos Estados Unidos. No mundo, mais de 1,5 bilhão de usuários interagem na rede social.
A febre é tanta que muitos pontos turísticos e religiosos — como algumas mesquitas, na Índia — proibiram as pessoas de fazerem uso do TikTok no local. Tudo porque a ideia do aplicativo consiste na criação de vídeos curtos (entre 15 e 60 segundos de duração) que as pessoas usam para diferentes conteúdos, como:
- dublagens de músicas;
- coreografias;
- esquetes;
- recursos de filtros e efeitos especiais.
No geral, o tom de humor se espalha pelos usuários mais seguidos e nas postagens mais populares. E, assim como qualquer outra rede social, os usuários podem interagir e compartilhar as publicações.
Como acessá-lo?
Disponível para Android e iOS, o acesso ao TikTok é feito a partir de um cadastro. O usuário pode optar por fazê-lo com seu e-mail ou por meio do perfil no Google ou em outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter.
Por que usar o TikTok nas ações de marketing?
Só pelo número atual de usuários, o TikTok já desperta o interesse de qualquer empresa. Afinal, pode ser a oportunidade de impactar a sua audiência em uma rede social ainda pouco explorada no país.
Diferentemente de outras regiões do mundo, onde o TikTok marca presença massiva no dia a dia das pessoas. Na China, por exemplo, um terço da população faz uso do aplicativo — que, por lá, é conhecido como Duyin.
Além disso, os recentes resultados da rede social tem inspirado as organizações a investirem em novas estratégias por meio do TikTok. Por exemplo:
- 500 milhões de usuários ativos no mundo;
- terceiro aplicativo mais baixado do mundo em 2019 (e o mais baixado da Apple Store);
- 41% dos usuários têm faixa etária entre 16 e 24 anos;
- proporção de 56% de usuários homens e 44% de mulheres;
- as pessoas passam, em média, 52 minutos por dia navegando pelo TikTok;
- mais de um bilhão de vídeos são vistos todos os dias.
Usar essa “fábrica de memes”, portanto, pode ser uma maneira diferenciada de aproximar-se do seu consumidor em potencial e impulsionar a sua marca em uma rede social de potencial elevado.
Como usar o TikTok nas empresas?
Embora a rede social não faça uso das tradicionais ferramentas de impulsionamento de propaganda e, tampouco, de anúncios gráficos, é possível beneficiar-se da popularidade do TikTok.
Afinal, criando um canal de marketing para a sua empresa, o conteúdo relevante e alinhado ao perfil do seu público ajuda a propagar o alcance de sua marca.
Atualmente, grandes empresas estão investindo nas campanhas via TikTok de maneiras distintas. Uma delas é a realização de desafios e concursos nos quais os usuários compartilham os seus vídeos, seguindo as regras delimitadas, e contribuindo para a geração de conteúdo que podem viralizar.
Além disso, o uso de hashtags também é permitido, no TikTok, o que garante um direcionamento específico para a audiência que a sua empresa pretende impactar.
Um exemplo recente disso foi mostrado pela marca Guess. Com a hashtag de sua campanha #InMyDenim, os usuários participaram de um desafio em que deveriam usar o jeans da empresa em seus vídeos.
No Brasil, a cantora Anitta já usou a rede social para a divulgação do seu mais recente álbum, “Kisses”.
O uso de influenciadores digitais também tem crescido bastante. Aqui, o TikTok já se assemelha bastante às táticas de redes sociais usadas tradicionalmente para a divulgação de produtos ou serviços com base na influência dessas personalidades.
O que esperar para o futuro?
Todo futuro é incerto no que diz respeito às tendências tecnológicas. Basta lembrar-se do Snapchat ou do Vine, que surgiram como grandes concorrentes do Instagram e YouTube, respectivamente, mas perderam relevância com o tempo.
No entanto, o boom inicial causado pelo TikTok já permite que as empresas - independentemente do seu porte ou ramo de atuação - peguem carona nessa tendência para divulgar a sua marca de maneira criativa, bem-humorada e alinhada ao perfil de sua audiência.
Ao aplicativo, em si, a consolidação como uma rede social duradoura convém a busca contínua por inovação. O que também envolve um planejamento efetivo para tornar a plataforma favorável ao marketing.
Se o presente revela uma coisa, entretanto, é que as empresas poderiam investir, já, em novas ideias para fazer barulho ao estardalhaço que o tikTok tem causado entre as redes sociais.
Takeaways
O TikTok é uma rede social de rápido crescimento no mundo todo, com já com 1,5 bilhão de usuários. Permite fazer vídeos de 15 e 60 segundos - e pode representar uma grande oportunidade para as marcas.