Mikhail Podoljak, assessor do gabinete do presidente ucraniano, disse após reunião com a Rússia que as delegações concluíram suas negociações e viajarão para as suas respectivas capitais para consultas antes da segunda rodada de conversas.

Rússia e Ucrânia se encontraram pela primeira vez desde que a operação militar especial russa começou na última quinta-feira, 24/02. Segundo Mikhail Podoljak, assessor do Gabinete do Presidente da Ucrânia, o principal objetivo das negociações de hoje, 28/02, é um cessar-fogo em território ucraniano.

Após o quinto dia da operação especial, representantes russos e ucranianos viajaram para a Bielorrússia para identificar várias questões-chave como base para o primeiro projeto de decisão. Tanto a Rússia quanto a Ucrânia concordaram em continuar as negociações nos próximos dias, disse Vladimir Medinsky, assessor do presidente do governo russo. Medinsky também disse que as delegações haviam concordado anteriormente em realizar uma segunda rodada na fronteira Bielorrússia-Polônia.

"Uma conversa aconteceu. O que será depois, os próximos dias vão mostrar." afirmou Slutsky que completou indicando que "o maior resultado da primeira reunião entre os dois países é que os lados estão ouvindo um ao outro."

Reunião mostrou pontos em comuns entre Rússia e Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Bielorrússia, Vladimir Makei, assegurou que a próxima rodada de negociações será realizada "dentro de alguns dias". Leonid Slutsky, presidente do comitê de assuntos internacionais da câmara baixa do parlamento russo, que também é membro da delegação russa, confirmou que as delegações encontraram alguns pontos em comum e esperavam construir sobre eles. Para o chefe do comitê russo, espera-se que as negociações entre Rússia e Ucrânia dêem resultados positivos. Se o resultado não for o esperado, o trabalho será abortado. Logo após a reunião, a delegação ucraniana partiu de Gomel de helicóptero.

 

Portal Cabeça Livre (Reprodução autorizada mediante citação do Cabeça Livre com link do site)