Na sexta-feira, 02 de agosto, o iguatuense e deputado estadual, Marcos Sobreira (PDT), agradeceu na tribuna da Assembleia Legislativa ao Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), pelo início das obras de manutenção dos Açudes Trussu (Iguatu), Thómas Osterne (Crato) e Lima Campos (Icó).
As solicitações foram protocoladas pelo deputado logo no início do seu mandato.
A preocupação de populares que chegou até o deputado era por conta de todos os açudes mostrarem rachaduras, buracos, vegetação e erosão.
Os reparos já iniciaram em Lima Campos por apresentar um desgaste maior que os outros.
Marcos disse em seu discurso que está feliz pela agilidade e atenção do DNOCS, e ressaltou que o Trussu é um dos maiores reservatórios de água na região centro-sul, que atende não só o município de Iguatu, lembrou ainda que a tragédia da barragem da Vale do Rio Doce em Brumadinho (MG), não pode se repetir aqui no Ceará por falta de manutenção dos seus reservatórios.
“Após a triste tragédia de Brumadinho (MG) não poderíamos ficar inertes e deixar que algo parecido pudesse acontecer no Ceará. Por isso, a importância de que as barragens sejam vistoriadas e de que os reparos adequados sejam realizados para que a segurança das localidades seja sempre preservada”, disse Sobreira.