A sessão extraordinária da Câmara municipal de Iguatu, 22/01/2020, votou o projeto de Reforma Administrativa enviada pelo prefeito Ednaldo Lavor (PSD). A proposta criaria 4 novas secretarias e eliminava as secretarias de Cultura e Juventude.
O projeto foi aprovado por 13 dos 17 vereadores, a oposição votou toda contra a extinção das pastas e argumentou, mas a maioria confirmou a exclusão.
Votaram Sim
- Bandeira Jr
- Rafael Gadelha
- Rubenildo Cadeira
- Pedro Lavor
- Ronald Bezerra
- Eliane Braz
- Diego Felipe
- João Torres
- Maciano Baião
- Marciano do Povo
- Zilfran Ferreira
- Marconi Filho
- Savio Sobreira
Votaram Não
- Lindovam Oliveira
- Louro da barra
- Pedro Uchoa
- João Lazaro
Um dos vereadores da oposição, Lindovam, pediu aos demais colegas que em respeito aos artistas locais e a população em geral não acabassem a pasta da cultura.
"Iguatu é reconhecido mundo a fora pela arte que desenvolve, mesmo com dificuldades, seria interessante ao invés de extinguir a mesma, investir, sou contra esse ponto na pauta", afirmou o vereador.
Do lado do prefeito Bandeira Junior e Rubenildo Cadeira, usaram suas falas para tentar amenizar a ideia de fim da secretaria de cultura afirmando "será melhor para os artistas dentro da secretaria de educação e que esses cortes são necessários para manter as contas do município dentro do seu planejamento fiscal", disse bandeira, que foi rebatido por Louro da Barra que perguntou e ficou sem resposta, "Se é para manter as contas do município, porque criar mais 4 novas secretarias?
As novas secretarias
- Secretária de Governo - SEGOV
- Secretária da Fazenda Municipal - SEFAM
- Secretária do Gabinete - SEGAB
- Secretária de Transporte e Logística - SETRANS
- Secretária de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Acessibilidade - SHD
- Secretária da Educação, Cultura e Ensino Superior - SECES
- Secretária da Saúde - SMS
- Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania - SAS
- Secretária do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo - SEDET
- Secretária do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal - SEMASPA
- Secretária do desenvolvimento Agrário - SEDA
- Secretária do Esporte - SESPORTE
- Procuradoria Geral do Município - PGMI
- Controladoria e Ouvidoria Geral do Município - CGMI
- Secretária do Trânsito e Mobilidade Urbana - SETRAM
- Secretária da Segurança Pública, Proteção Patrimonial e Defesa Civil - SPD
- Secretária da Infraestrutura - SEINFRA
- Secretária de Serviços Públicos e conservação - SESPCON
- Secretária de Articulações Políticas e Relações Institucionais - SEAPI
Assista a sessão:
Entenda o caso e o que diz os Artistas
Os artistas através do Conselho municipal de cultura, ficaram sabendo do fim da pasta por boatos e logo procuraram o prefeito Ednaldo para conversar sobre os caminhos que a cultura de Iguatu iria tomar, caso esse boato se confirmasse e o dialogo não aconteceu, segundo os mesmos, buscaram uma conversa com o secretário de governo, Tácido Cavalcante, que negou o assunto e não exibiu o projeto para eles, o artistas buscaram mais dialogo com outros membros do governo municipal para tentar conversar sobre o fim da pasta da cultura de Iguatu, sem sucesso.
Lançaram uma campanha nas redes sociais #SOSCultura e pregaram folhas de papel no monumento que fica na entrada da cidade e foram chamados de VANDALOS por membros da gestão local.
"Infelizmente nós artistas fomos enganados pelo senhor prefeito Ednaldo Lavor, que não dialogou com a classe, ignorou o Conselho de Cultura e preferiu ouviu pessoas despreparadas sobre o que é e significa cultura, simplesmente decidiu e aprovou como acontece em ditaduras", disse o representante dos artistas a nossa reportagem.
Fim da Política de Juventude no Iguatu
Para a remoção da Juventude da Secretaria de Esporte a tal "esperança e renovação" da Câmara de Iguatu parece não ter existido, os vereadores jovens, Rafael Gadelha e Sávio Sobreira, não se manifestaram em nada, não questionaram ou participaram na sessão com opinião própria, como é de perfil da juventude, a participação pífia dos jovens parlamentares se resumiu a um sim que bastava ficar sentado.
Nós últimos 4 anos da gestão de Ednaldo a pasta juventude foi tão sucateada quanto a cultura. Obrigações mínimas não foram realizadas como a continuidade do Conselho Municipal de Juventude, formações, capacitações, estágios ou quaisquer projetos que qualificassem e envolvessem a juventude iguatuense.
A cidade do compositor Humberto Teixeira, do maestro Eleazar de Carvalho, do músico e seresteiro Evaldo Gouveia, do ator Pedro Limas Verde, e de todos os violeiros, palhaços, cantores e bandas, perderam o seu maior símbolo de autonomia e arte, a Secretaria de Cultura, que depois de muitas lutas nasceu em 1995 e foi aniquilada pelo "povo do bem" em 2021", disse outro artista a nossa reportagem.
*Artistas tiveram seus nomes ocultados da nossa reportagem à pedido dos mesmo que acreditam sofrer represália ao questionar e defender a cultura local.
Nós que fazemos o Portal Cabeça Livre repudiamos o fim das Pastas da Cultura e Juventude e nos solidarizamos com todos que fazem arte e buscam garantir os direitos dos jovens.
Leia também: Descaso da gestão municipal interdita o Teatro Pedro Lima Verde de Iguatu e artistas ficam na rua