Sustentabilidade

Reúso de Águas Cinzas do Instituto Antonio Conselheiro transformando o Semiárido do sertão central no Ceará

2 min leitura
Reúso de Águas Cinzas do Instituto Antonio Conselheiro transformando o Semiárido do sertão central no Ceará
Famílias beneficiadas no sertão central passaam a garantir os produtos permanente dos seus quintais produtivos [FOTO:IAC]

O Instituto Antônio Conselheiro em parceria com o Governo do Estado Ceará, implantou 40 (quarenta) Sistemas de Tratamento e Reuso de Águas Cinzas nos municípios de Canindé, Choró, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu. Esta tecnologia social tem por objetivo coletar as águas provenientes do banho, da lavagem de roupa e de louça, as chamadas águas cinzas, e direcioná-las a um filtro composto por mecanismos de impedimentos físicos e biológicos.

Após passar pelo filtro a água é armazenada no tanque de reuso e está apta a ser utilizada para irrigação.

Desta forma a água que até o momento era desperdiçada e lançada nos arredores das residências, causando danos ao meio ambiente e saúde pública, agora é tratada e utilizada para irrigação de fruteiras, hortaliças e plantas medicinais nos arredores das residências, nos chamados quintais agroecológicos, estes quintais funcionam como “despensas naturais”, em que as famílias podem recorrer fácil e cotidianamente para o preparo das refeições diárias, contribuindo assim, para segurança alimentar e nutricional, geração de renda a partir da venda do excedente e ainda para preservação da agrobiodiversidade.

Um aspecto do projeto que merece atenção é o fortalecimento dos quintais agroecológicos, pois estes espaços produtivos, em sua grande maioria, são mantidos e administrados pelas mulheres, desta forma, fortalecer os quintais é uma maneira de dar visibilidade ao importante trabalho desenvolvido por elas, que muitas vezes é tido como secundário ou de menor importância, além de proporcionar empoderamento e autonomia política, social e econômica as mulheres.

“Sempre tive vontade de ter meu canteiro, hoje graças ao trabalho de vocês, tenho um quintal cheio de planta, verdura de todo jeito e é daqui que eu vivo”. A frase é de Dona Silvia Helena de 33 anos, da comunidade de Lima dos Pedros, localizada no município de Senador Pompeu. Mulher guerreira e agricultora familiar, Dona Silvia Helena foi beneficiada esse ano com a tecnologia social de Sistemas de Tratamento e Reuso de Águas Cinzas. Orgulhosa ela mostrou como seu quintal agroecológico tem tomado cada vez mais força dentro da sua comunidade, pois a partir do aumento da disponibilidade de água para produção de seus alimentos ela pode gerar um incremento na renda familiar e nesse sentido garantiu também o aumento da segurança alimentar e nutricional de sua família.

Contrate um dos serviços da krsites.com.br
Posts relacionados
Sustentabilidade

“Negar o aquecimento global e a destruição do planeta é suicídio”, diz William Shatner, o Capitão Kirk, após voo espacial

2 min leitura
Do Conexão Planeta – Na semana passada, a bordo da cápsula New Shepard, o ator americano William Shatner vivenciou, mesmo que por…
Sustentabilidade

Mini turbina eólica pode garantir energia barata para residências

2 min leitura
A falta de governabilidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com a economia tem encarecido muitas coisas e a principal delas são…
Sustentabilidade

No Ceará, tíquetes do vale-gás começam a ser entregues nesta segunda-feira, 11 de maio

1 min leitura
Na próxima semana, segunda, 11 e terça-feira, 12/05, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça,…
Assine a newslatters do CBL

Adicione seu e-mail e receba na sua caixa postar Breaking news, dicas e demais conteúdos direto da nossa redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *