Com a chegada do Playstation 5 cheio de inovações, um dos destaques da nova plataforma de jogos foi a rapidez de sua inicialização e carregamento de jogos. A empresa japonesa deu destaque ao seu hardware poderoso, mas o SSD fez grande diferença e por conta disso muitas pessoas passaram a pesquisar na internet se teria como trocar o HD do Playstation 4 por um SSD e a resposta para essa duvida é sim!
O pessoal do GameCoin mostrou que a troca vale muito a pena. Eles trocaram o HD do PS4, da primeira edição (2013 a 2016), por um SSD. Eles utilizaram uma unidade Kingston KC600 de 1TB, que hoje gira em torno de R$ 1.200,00 reais. Para quem acha o valor elevado, unidades de 650,00.
Passo a passo
Fazer a troca do HD pelo SSD é bastante simples e não é preciso levar o console a uma rede autorizada. A própria Sony oferece um tutorial no site brasileiro da PlayStation em que ensina a fazer a troca nas três versões do PS4.
Antes de iniciar o procedimento, é preciso fazer um backup dos dados de usuário, jogos, dados de salvamento, imagens, vídeos capturados e tudo mais que estiver armazenado no disco. Para isso é ideal ter um HD externo. Assinantes PS Plus podem armazenar seus salvamentos em nuvem.
Armazenamento provisório
No teste removemos todo os games para um HD Externo (de uso dedicado ao PS4) e fizemos o backup dos dados de sistema e salvamentos, o que tornou a operação bem mais rápida. Quem não tiver tal recurso deverá instalar novamente os games.
Após o backup concluído é preciso fazer o download do sistema operacional. Para isso é necessário um pen drive com pelo menos 1GB de espaço livre.
Versões
Cada versão do PS4 tem seu local de armazenamento específico, que pode ser visto no tutorial da Sony, mas todos os discos ficam protegidos parafusados numa gaveta, que também é fixada ao chassi do aparelho. Basta remover a peça e colocá-lo na posição idêntica ao do HD.
Por padrão, as unidades de armazenamento contam com uma superfície de contato dividida em duas partes. Uma é mais larga que a outra. Verifique a posição correta para afixar o SSD na gaveta e depois conecte ao console.
Com o SSD conectado e afixado, é hora de fazer a instalação do sistema operacional (via pen drive) e posteriormente descarregar o backup dos dados salvos (via HD externo). Para isso, é preciso conectar o joystick, por cabo, e seguir as instruções que aparecerão na tela.
Resultado
O tempo de resposta de um SSD chega a ser até 15 vezes mais rápido que de um HD convencional. A razão é o SSD não utilizar componentes mecânicos como disco e agulha para ler os dados. Ele funciona como uma unidade de memória flash, semelhante aos pen drives e cartões do tipo SD.
No PS4, o tempo de carregamento do sistema, que era de aproximadamente 35 segundos, caiu para 12 segundos. Para o teste utilizamos dois jogos pesados que geralmente levam uma eternidade para carregar. São eles Days Gone e Red Dead Redemption 2.
Tratam-se de dois títulos de mundo aberto, com mapas imensos, uma grande quantidade de elementos, personagens, inimigos e mudanças climáticas. Ou seja, para começar o jogo é preciso carregar um volume elevado de dados antes da partida começar.
SSD externo
Atualmente muita gente utiliza HD externo para aumentar a capacidade de armazenamento do PS4. Em fevereiro de 2017, a Sony lançou uma atualização que permite acoplar uma unidade externa USB 3.0 ao console.
Quando se utiliza um HD externo convencional, o tempo de carregamento segue o mesmo tempo de carregamento e similar ao do antigo HD, mesmo que se tenha um SSD rodando o sistema operacional.
Junto dos testes utilizaram um SSD externo Savage EXO de 480GB da HyperX (divisão de alta performance para games da Kingston). Transferiram o “Red Dead 2” e “Days Gone” para o HD externo convencional, que registrou carregamento semelhante ao do antigo disco rígido interno. Depois transferiram para o SSD externo que obteve o mesmo tempo de carregamento.