Na manhã desta sexta-feira, 24/03, o presidente Lula teve um encontro com o vocalista da banda Coldplay, Chris Martin, que está em turnê pelo Brasil, e representantes da organização não governamental Global Citizen.

Segundo Lula em suas redes sociais, ele, a primeira dama Janja, Chris e os representantes da Global Citizen conversaram sobre combate à fome, meio ambiente e proteção da Amazônia.

Encontro entre Lula, Chris Martin do Coldplay e Global Citizen discute preservação da Amazônia e combate à fome
Violão autografado pela banda ColdPlay que deve ser atração durante a COP25 que vai acontecer no Brasil [Fotos: Ricardo Stuckert]

 

Durante o encontro, Lula foi presenteado com um violão autografado por toda a banda ColdPlay e uma das cobiçadas pulseiras de luzes utilizadas durante os shows do Coldplay mania.

“Convidamos a banda para fazer um show na Amazônia durante a COP30, que será sediada pelo Brasil. Será um importante momento para chamar ainda mais atenção para a questão climática”, disse Lula.

Coldplay na COP30?

Segundo Cris Martin, "pelo planeta o ColdPlay pode sim está na COP30 e viver a floresta Amazônica e a necessidade de politizar e cuidas do planeta", disse.

O que foi a COP25?

A COP25 refere-se à 25ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), realizada em Madri, Espanha, de 2 a 13 de dezembro de 2019.

Na conferência, representantes de vários países e organizações internacionais se reuniram para discutir e negociar formas de enfrentar as mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Um dos principais objetivos da conferência foi finalizar as regras para a implementação do Acordo de Paris de 2015, que visa limitar o aquecimento global a bem menos de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.

Vergonha do Brasil e governo Bolsonaro na COP25

A participação do Brasil na COP25 em Madri, mostrou de forma inequívoca a nova posição de “pária ambiental” assumida pelo Brasil diante dos retrocessos na governança ambiental empreendidos pelo governo Bolsonaro, tendo na figura de Ricardo Salles, ministro do meio ambiente, a caricatura de uma gestão incompetente e distante dos desafios deste século XXI.

A COP30 no Brasil

O presidente acaba de anunciar que Belém é a cidade escolhida pelo Brasil para sediar a COP e já encaminhou para o Itamaraty a oficialização de que o Brasil reforça a sua candidatura e Belém é a cidade escolhida para sediar a COP 30, em 2025, representando um momento histórico em que a Amazônia estará a receber o evento internacional para debate e acordos de preservação do meio ambiente e que pode ter a participação de várias personalidades como a banda Coldplay.