O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, precisou adiar sua viagem a China após ser diagnosticado com uma pneumonia leve. A viagem para a China está repleta de expectativas econômicas e estava prevista para sábado, 25/03, e foi remarcada para domingo, 26, por orientação médica, o presidente precisaria cancelar sua agenda para essa sexta-feira, 24, e permanecer em repouso no Palácio da Alvorada para se recuperar, mas a agenda está mantida.
De acordo com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, Lula foi diagnosticado com pneumonia após realizar exames de rotina no Hospital Sírio-Libanês na noite de quinta-feira, 23, como preparativos para a viagem à China. No entanto, o médico Roberto Kalil, que faz parte da equipe médica que acompanha a saúde de Lula, afirmou que o quadro do presidente é bom e que ele está medicado. Com a recuperação mantida, Lula deve viajar para a China no domingo.
A agenda do presidente na China mudou um dia e para a sexta-feira, 24, inicialmente foi cancelada, o que incluía uma reunião com ministros no Palácio do Planalto e uma reunião de emergência com a coordenação política do governo. Lula convocou a reunião para definir a estratégia de atuação do governo na crise entre as lideranças da Câmara e do Senado sobre o rito de aprovação das medidas provisórias. No entanto, Lula está com sua agenda ativa e as reuniões estão acontecendo.
Os médicos responsáveis pela saúde do presidente estão mais atentos aos quadros respiratórios, devido ao diagnóstico de câncer na laringe que Lula recebeu em 2011. Pouco após as eleições do ano passado, Lula passou por um procedimento de retirada de uma lesão na laringe. Ele retirou uma leucoplasia, que é uma lesão que se manifesta com placas brancas nas superfícies da mucosa oral, da prega vocal esquerda.
A leucoplasia foi detectada após uma série de exames de rotina que Lula fez no início de novembro. Os exames também apontaram alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal. Segundo a equipe médica do presidente, os demais resultados foram normais e seguem apontando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.
No caso de Lula, a pneumonia foi diagnosticada como leve, o que significa que a recuperação deve ser rápida e sem complicações até a data de embarque para a China.
Principal compromisso na China
O principal compromisso durante a viagem à China, que é o encontro entre Lula e o presidente chinês Xi Jinping, está marcado para ocorrer apenas na terça-feira, 28. Portanto, o adiamento do embarque para a China não deve prejudicar o encontro entre os líderes mundiais.
O que é Pneumonia
A pneumonia é uma doença que pode afetar os pulmões e é causada por bactérias, vírus ou fungos. Os sintomas incluem tosse, febre, dificuldade para respirar e fadiga. A pneumonia pode ser tratada com antibióticos e medicamentos para aliviar os sintomas. A recuperação pode levar algumas semanas, dependendo da gravidade da doença.