O Governo Bolsonaro tentou todas as manobras possíveis para derrubar a manutenção do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), adiou o máximo que pode, tentou de todas as maneiras destruir o programa mais importante do Governo Lula e da história recente do Brasil, mas diante de muita mobilização, o mesmo foi derrotado.

Aprovado na Câmara e no Senado o novo FUNDEB é importantíssimo para impedir a redução de verbas para educação, além de garantir uma educação pública, de qualidade e democrática.

O Governo Federal queria reduzir ainda mais os recursos para educação, removendo da proposta o Custo Aluno-Qualidade (CAQ) que é uma das principais garantias da existência do Fundeb. A remoção do CAQ foi colocada pelo governo como ponto principal, mesmo sabendo que poderia ocasionar um colapso sem procedência no sistema educacional de todas as prefeituras do Brasil.

O Fundeb é primordial para a valorização do profissional de educação, e dar condições estruturais para a educação do Brasil continuar sendo o principal mecanismos de combate as desigualdades existentes no nosso território. Quando o Governo Federal que em tese deveria ser o responsável por diminuir as desigualdades existentes no país começa a atacar o bem maior de uma nação que é educação é sinal que falhamos como nação em 2018.

Então graças a mobilização de milhares de educadores, estudantes e profissionais da educação a Câmara e o Senado votou integralmente a manutenção do fundo, além de melhorar a porcentagem destinada a pagamento dos professores passando de 60% para 70%.

Neste cenário percebemos que a estagnação provocada pelo governo fascista que governa o Brasil atualmente está com seus dias contados, então afirmo aqui que somente a mobilização popular com forte apoio das forças progressistas políticas deste país, podem mudar a realidade drástica que nos encontramos

A vitória do novo FUNDEB pode ser o símbolo de um novo Brasil, continuaremos vigilantes e lutando, porque só a luta muda a vida!

Professor Ricardo BarbosaRicardo Barbosa

            • Professor de Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA);
            • Pós Graduando em Prática Docente do Ensino Superior;
            • Servidor Público na cidade de Campos Sales;
            • Vice Presidente do Conselho do FUNDEB de Campos Sales;
            • Professor de Geografia na rede privada de ensino.